Fotografia Inspiração

Como tirar fotos de comida

comidacapa

Ok, quem aqui não gosta de comer? A gente ama, e não é à toa que nossas saídas fotográficas sempre acabam em um cafezinho, uns docinhos e umas comidinhas gostosas. Mas antes de comer, sempre tem aquela famosa foto do prato, da xícara, do alimento que for. Aquela famosa foto que todo mundo a sua volta fica olhando com cara de AHNN? Enquanto você se mata para arranjar o ângulo perfeito.

Pois é, com a gente não tem vergonha não. Se for pra ficar de cabeça para baixo para conseguir registrar aquele prato incrível, que o restaurante teve todo o cuidado de montar – a gente fica! E por quê? Porque a gente curte registrar cada momento especial. E tem coisa mais especial do que ter uma boa experiência gastronômica?

Ah e tem mais: as pessoas querem ver sua foto nas redes sociais sim! Não ligue para quem diz que tirar foto de comida é besteira. O que vale é fotografar. Seja o que for, não exite. Quando você postar, todo mundo vai acabar dando aquele like, porque no fundo todo mundo adora ver uma comidinha bem montada <3

Então, se você também curte, mas acha que a foto nunca sai legal e não consegue postar nenhuma no instagram, vamos te dar algumas dicas para mudar isso de vez. E nem precisa de uma câmera com 163536457 funções. Você e seu celular farão um trabalho incrível juntos. Pode apostar!

PRESTE ATENÇÃO NA ILUMINAÇÃO

Sem uma boa iluminação não há foto. Se o lugar é escuro, se a luz não está boa, tente arranjar um outro. Mesas perto da janela ou bem embaixo de uma fonte de luz legal, difusa, são os melhores lugares. Mas se você tiver a opção de fotografar na luz natural, do dia, melhor ainda!

É legal aproveitar ao máximo a iluminação do local, se os tons forem mais quentes ou com lâmpadas coloridas (amarela, verde, azul…) aproveite! Tudo isso faz parte da experiência, com certeza, combinará direitinho com o seu prato e com a decoração do lugar. Só não vale ficar no escuro!

@thegrounds

comidapic2

ACERTE O ÂNGULO

Viu que a iluminação está ok? Agora é hora de fazer a composição da sua foto. Preste atenção no tipo da mesa, nos objetos que estão a sua volta, nos talheres, nos copos, nos guardanapos e, claro, no próprio alimento. Depois de tudo pronto, depois de tudo estar do jeitinho que você quer, é hora de fotografar.

A clássica foto de cima é a nossa favorita. Com ela não tem erro. Pode ficar em pé, e não ligue pra quem estiver te olhando. Esse momentinho de vergonha faz parte. Mas olha só, no fim você conseguirá uma foto linda. A gente garante!

Você ainda pode pedir para alguém te ajudar. Se você estiver acompanhado, peça para a pessoa tirar uma sua comendo, segurando o alimento ou o talher. Não tem erro, com uma ajudinha tudo fica mais fácil.

Só preste atenção para não atrapalhar o fluxo do local e, sempre que puder, converse com o responsável pelo estabelecimento. Ser educado e gentil é essencial.

@laurenconrad_com

comidapic1

O QUE FOTOGRAFAR?

Bem, até agora estamos falando de restaurantes, bistrôs, cafés e afins. Mas você pode muito bem compor uma cena na sua casa. Eu adoro tirar fotos de café da manhã para postar no Insta (segue lá, @leticiadelguingaro).

Tudo o que eu preciso é de: uma cama, um lençol branquinho bagunçado e comida gostosa. Tem dias em que eu acordo inspirada e vou até o mercado ou padaria para comprar coisas para fotografar. Tiro várias, faço um estoque e vou soltando no insta conforme o tempo vai passando.

Meio coisa de louco, eu sei. Mas isso me faz feliz, e fazer o que a gente gosta é o segredo para as coisas darem certo. Permita-se ser estranho de vez em quando.

@onthebed_project

cafepic1

MEUS JOBS

Bem, e não é só por hobbie que eu faço tudo isso. Recentemente, fiz um ensaio para uma marca de salgados @paodequeijomneirao. E esse é um pouquinho do resultado, me orgulho muito de ter feito algo que eu realmente amo e aprecio.

comida_croissant_tratado

comida_enroladinho_tratado

Gostou? Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários. Espero ter inspirado vocês e ensinado algo diferente :)

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Alleson
    15 de fevereiro de 2017 at 21:37

    Eu amo fotografia e estou tentando aprender a tirar boas fotos. Fotos de comida são sempre bonitas, até mesmo quando o prato n é mt atraente

    http://www.estilocortes.com.br

    • Reply
      Leticia Del Guingaro
      4 de março de 2017 at 00:51

      Agradecemos o carinho, Alleson! Com certeza, fotografar comida é um prazer enorme para nós. Desejamos sucesso para você e sua caminhada na área da fotografia.
      Por aqui você encontrará muitas dicas, por isso continue nos acompanhando 😀

  • Reply
    Lily
    6 de março de 2017 at 19:17

    Lê conheci seu blog hoje e estou amando todas as postagens por aqui. Tudo muito lindo, viu? Parabéns <3

    • Reply
      Leticia Del Guingaro
      23 de março de 2017 at 17:11

      Oi, Lily! Muito obrigada :) Agradecemos o carinho. Continue acompanhando a gente, vamos adorar te ver por aqui!

    Leave a Reply