Fotografia Para Conhecer

Onde Fotografar: Zoológico de São Paulo

DSC_08562

Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo. Essa é a primeira frase do livro “Da minha Terra à Terra“, do Fotojornalista Sebastião Salgado. Mas o que essa frase tem a ver com o post? Tudo.

O Zoológico de São Paulo é o maior Zoológico do Brasil e o quarto maior do mundo. Fica localizado na Zona Sul da capital, em uma área de Mata Atlântica original. Lá vivem mais de 3000 animais, e cerca de 400 espécies diferentes. Eu queria muito fotografá-los de perto. Mas a maioria fica um pouco distante. Eles se aproximam quando querem. Então, eu tive que esperar. 

Foi aí que me lembrei de uma experiência muito legal sobre espera e fotografia, que Sebastião conta logo no início do seu livro. Aconteceu em uma viagem que ele fez a ilha Isabela, em Galápagos. “Deparei-me com uma tartaruga gigante, enorme, de no mínimo duzentos quilos, da espécie que deu nome ao arquipélago. Cada vez que me aproximava, a tartaruga se afastava. Ela não era rápida, mas eu não conseguia fotografá-la. Então refleti e pensei comigo mesmo: quando fotografo seres humanos nunca chego de surpresa ou incógnito a um grupo, sempre me apresento. Depois me dirijo às pessoas, explico, converso e, aos poucos, nos conhecemos. Percebi que, da mesma forma, o único meio de conseguir fotografar aquela tartaruga seria conhecendo-a; eu precisava me adaptar a ela. Então me fiz de tartaruga.”  

O fotojornalista relata que ficou agachado e começou a caminhar na mesma altura que a tartaruga. E ela parou de fugir. Foi até ele e se deixou observar tranquilamente. E então, ele pode fotografá-la, depois de um dia inteiro. Ele comenta que na maioria dos casos, não há como acelerar os fatos. É preciso descobrir o prazer da paciência.

Filosofias a parte. O Zoológico também está cheio de outras atrações, como Visitas monitoradas, Passeio noturno, Zoo Safári, a exposição Mundo dos Dinossauros, entre outros. Contei um pouquinho mais sobre as atividades que eu fiz no decorrer do post. E claro, separei muitas fotos desse dia. Espero que vocês gostem. Ah, para saber mais sobre local, atrações, horários e preços é só acessar o site do Zoológico ou conferir no final do post. Vamos lá? 

Ps: Queria agradecer minha família que estava comigo nesse dia tão especial. E meu pai, pela foto de capa do post e por outras que ele tirou. Amo vocês.

DSC_0680DSC_0761DSC_0695DSC_0036DSC_0841DSC_0068DSC_0738DSC_0886DSC_0729DSC_0010Exposição: O Mundo dos Dinossauros

Se você curte pré-história precisa conhecer a exposição “O Mundo dos Dinossauros”, que está no Zoológico de São Paulo. São mais de 20 dinossauros robotizados, que medem de 8 a 25 metros de comprimento. Eles se movimentam e  parecem respirar. E além disso, lá você aprende um pouco mais sobre esses animais com os fósseis expostos. Para mais informações é só clicar aqui.

DSC_0773DSC_0812DSC_0798DSC_0794Zoo Safari

O Zoo Safari é um passeio que você precisa fazer quando visitar o Zoológico. O percurso pelo espaço pode ser realizado com carro particular ou vans do próprio parque e dura cerca de 50 minutos. Lá o visitante pode interagir com os animais que ficam soltos pelo local, como avestruz, lhama, camelo, dromedário, macaco e também pode alimentar alguns deles com a ração fornecida pelo parque (R$5,00). Outros animais como leão, tigre e hipopótamo também podem ser vistos, mas ficam dentro das jaulas. Mais informações sobre horários e preços você encontra aqui.

DSC_0956DSC_0953DSC_1028DSC_1023DSC_1032DSC_0979DSC_1015

“Para fotografar um animal é preciso amá-lo, sentir o prazer em contemplar sua beleza, seus contornos. É preciso respeitá-lo, preservar seu espaço e seu conforto ao se aproximar, observá-lo e fotografá-lo.” Sebastião Salgado

Serviço:

Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Estéfano, 4241
Água Funda, São Paulo / SP
CEP 04301-905
Fone: (11) 5073-0811
www.zoologico.com.br

Salvar

Salvar

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply