Inspiração Viagem

Viagem: Montevideo – Uruguai

DSC_0008

Esse post é um diário de viagem, uma forma de eu nunca me esquecer de uns dos dias mais legais dessa época da faculdade.

Tudo começou na primeira aula prática de Jornalismo e Política Internacional. Fiquei fascinada ao saber que produziríamos uma revista com uma coletânea de reportagens sobre outros países, mas a melhor notícia ainda estava por vir. O Mackenzie daria 5 dias para quem quisesse viajar para o exterior e fazer a reportagem – digo, nada pago, mas abonaria nossas faltas. No mesmo momento eu e meus amigos Laura, Fernanda e Julhebas Julio ficamos muito entusiasmados com a ideia, pensamos em vários lugares e, enfim, escolhemos o Uruguai. Um país pequeno, mas em crescimento, governado pelo Mujica, próximo ao Brasil e em época de eleições. Era a escolha perfeita, e assim começou a nossa jornada.

A preparação começou apenas dois meses antes. Decidimos ir para a capital e assim separamos a pauta, estudamos espanhol, marcamos as entrevistas com os especialistas e pesquisamos preços, hospedagem, localização e data. Muita coisa para poucas semanas conciliadas com provas e aulas. Acabamos decidindo ir entre os dias 10 e 14 de Outubro, de sexta-feira a terça-feira, pois não nos atrapalharia na faculdade. Meus pais decidiram ir também, mas, ao contrário da gente, só para passear inveja branca. Montevideo foi a melhor escolha. Nos apaixonamos logo que entramos na cidade, que me lembrou muito o interior de SP misturado com o Centro e ainda com praias. Posso dizer que Montevideo é uma mini junção de tudo que eu mais amo aqui no estado de São Paulo, sem contar o friozinho gostoso que estava fazendo.

Mas nem tudo foi perfeito. Nossa viagem começou de um jeito muito conturbado. Já no aeroporto de Cumbica passamos por uma situação muito constrangedora. A Fer não conseguiu embarcar com a gente meu deeeeeus, o que vamos fazer, como asssim, não acredito! por causa de uns probleminhas com o RG. Entramos no avião com os olhos cheios de lágrimas e deixamos a Fer para trás, precisávamos seguir viagem. Contuuuudo, lá no aeroporto ela conseguiu remarcar o vôo, embarcou na manhã de sábado e chegou na parte da tarde. Mas e a mala? A mala tinha vindo para Montevideo no nosso avião e, com muita sorte e depois de muito desespero, ela encontrou a mala no aeroporto uruguaio.

YAAAAAY, passado o transtorno a cidade toda estava lá para conhecermos. Visitamos o centro, com as diversas praças, feirinhas, prédios antigos e lojas de roupa (o preço era muito bom, rendeu boas compras hahaha). Depois visitamos o porto e a praia, onde fizemos a entrevista com as pessoas na rua. Nosso final de semana foi basicamente só de passeios, mas quando chegou segunda, nos dedicamos inteiramente à reportagem. Conseguimos entrevistar 5 especialistas (Economistas, Cientista Político, Sociólogo e Secretário de Comunicação da “Casa de Gobierno”). Tínhamos o sonho de entrevistar o Mujica. Pegar um taxi, fazer uma viagenzinha até o sítio dele, conhecer a cadelinha de 3 patas e toda a simpatia do Presidente. Só que por motivos óbvios falta de tempo, não conseguimos ir.

Com isso, decidimos ir até a presidência arriscar uma entrevista com o presidente. Acho que nunca rimos tanto. Todos olhavam para nossa cara muito confusos: “Como é que esses 4 estudantes pretendem entrevistar o presidente se nem os principais veículos de comunicação estão conseguindo?”. Mas nós tínhamos uma carta na manga. No Brasil, já havíamos falado com a assessoria de imprensa. Uma moça muito simpática nos atendeu e conseguiu uma entrevista com o Secretário de Comunicação. Fizemos nosso crachá, subimos até o 2o andar e fizemos a entrevista. Nosso sonho de falar com o Mujica ficou para uma próxima, mas tenho certeza que esse dia marcou tanto nossa carreira de jornalista como as pessoas da recepção da presidência, que acharam tudo aquilo muito divertido.

Na verdade, a viagem toda foi muito divertida. Desde as piadas do Julheco até a experiência de entrevistar pessoas que falavam outra língua. Nossa pequena aventura durou apenas 4 dias, mas a guardarei com muito carinho para sempre. A amizade que tínhamos na faculdade já era forte antes de viajarmos, mas agora, tenho certeza que levarei vocês comigo para sempre. Obrigada Lau, Fer e Julio, nada disso teria dado certo se não fossem vocês 

Para vocês leitores do blog, eu deixo também as fotos da minha experiência no Uruguai! Espero que gostem.

Ps. Foi muito difícil escolher, eu queria colocar umas 100 fotos aqui

1 2 34 57 DSC_0220910 611 1213 14 1516 17 1819 DSC_0364DSC_035420 2122 23

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Fabiana Barbarini
    27 de outubro de 2014 at 00:47

    Meu Deus… com essa fotos lindas e esse relato, fiquei morrendo de vontade de visitar o Uruguai! E olha… nunca tinha pensado em Montevideo como um destino!!

    PARABÉNS!
    As entrevistas que vocês conseguiram marcar?! … Genial. Força de vontade e muita competência. Quero ler mais sobre o que vocês viveram.. sobre as entrevistas!

    Beiiijos!

    • Reply
      Leticia Del Guingaro
      3 de dezembro de 2014 at 02:19

      Obrigada, Fabi! Quando tiver a oportunidade visite o Uruguai sim, você vai amar! Muito obrigada pelo carinho, volte sempre que quiser, fico muito feliz de ver você por aqui :3

  • Reply
    Clay
    4 de novembro de 2014 at 11:40

    Sempre aparece uma dor de cabeça né? =/ mas no final valeu a pena =) o lugar é lindo e as fotos estão incriveis *_*

    • Reply
      Leticia Del Guingaro
      3 de dezembro de 2014 at 02:16

      Simmm! Mas ainda bem que no final tudo dá certo. Muito obrigada, volte sempre que quiser :3

  • Reply
    Mônica Paiva
    13 de novembro de 2015 at 18:05

    Olá! Primeiramente, parabéns pelas fotos! Estão lindas!
    Estou indo a passeio para Montevideo, Punta e Colônia de 08 a 14 de dezembro e adoraria fazer um ensaio fotográfico por lá.
    Por acaso, você conhece algum(a) fotografo(a) por lá que pudesse me indicar?

    Xêro e obg!

  • Leave a Reply